Entenda as Ligas Universitárias Americanas de uma Maneira Descomplicada

0
1974
google

Você sabe o que é NCAA ou NAIA? Entenda como funciona as diferentes ligas universitárias dos EUA.

Quem acompanha o nosso site já viu em outras colunas que a formação de um atleta nos Estados Unidos é diferente da formação no Brasil. Enquanto no Brasil o processo de formação dos atletas está ligado aos clubes esportivos e completamente desconectado ao sistema de ensino, nos EUA o processo é centrado nas escolas e universidades juntamente a formação acadêmica.

Esse processo gera consequências em diferentes âmbitos. O nosso processo comumente forma atletas sem formação acadêmica, com baixo conhecimento e cultura. Isso por vezes forçado pela rotina do esporte, que impossibilita os atletas a irem as aulas, fazerem os trabalhos estudarem para as provas e as demais obrigações escolares. Isso reflete grandemente na vida pessoal desses atletas, principalmente aqueles que não conseguirem ter sucesso no esporte de alto rendimento. Esses chegarão no final do processo de formação, no futebol a categoria sub-20, sem formação acadêmica e com o insucesso no esporte terão grandes problemas para seguirem a sua vida em outra profissão.

Enquanto isso no processo centralizado nas instituições de ensino, como é nos EUA, os atletas são chamados estudantes-atletas, uma vez que antes de serem atletas são entendidos como estudantes em formação. Além da formação esportiva com estruturas físicas, na maioria das vezes superior as dos clubes do Brasil, esses estudantes-atletas são formados academicamente em um sistema pensado para aliar o esporte a educação. Como consequência de todos esses elementos, os atletas chegam ao final do seu processo de formação esportiva, nos EUA seria o fim do ciclo universitário, aptos a atuarem pelas equipes principais e ser tornarem jogadores profissionais dando sequência a carreira e também formados academicamente com um diploma de curso superior.

Mas por que escrever isso em um blog destinado a brasileiros se esse processo está longe de acontecer no nosso país? E esse sistema está nos EUA e não temos acesso a eles, certo?

ERRADO!

As universidades possuem um sistema de bolsas, onde os atletas de diferentes modalidades esportivas, masculinas e femininas, são escolhidos pelos treinadores que oferecem isenção de grande parte dos custos com a universidade ou isenção total. Essas bolsas também são destinadas a estrangeiros e em esportes como o futebol, existe um grande interesse dos americanos por estudantes-atletas brasileiros. Esse é o objetivo da nossa empresa, ajudar esses jovens-atletas brasileiros à conseguirem bolsas de estudos nesse processo de formação aliada ao ensino nos EUA.

E como funciona essas ligas? São todas que disponibilizam bolsas? Só os melhores atletas do Brasil são capazes de conseguir? Posso trocar de liga depois de ir para alguma universidade americana?

CALMA!

Suas dúvidas serão esclarecidas à seguir.

As ligas são classificadas de acordo com a quantidade de programas de esporte que as universidades têm e para quantas modalidades são oferecidas bolsas de estudo. Existem diferentes organizações de esporte universitário, a principais delas na ordem de importância é a National Collegiate Athletic Association (NCAA), a National Association of Intercollegiate Athletics (NAIA) e a National Junior College Athletic Association (NJCAA).

A NCAA, considerada a liga mais importante possuem 3 divisões. A NCAA divisão 1 é composta por faculdades que oferecem bolsas para mais de 14 diferentes esportes. A NCAA divisão 2 é formada por faculdades que oferecem bolsas para no mínimo 10 diferentes modalidades esportivas. Por último, a NCAA divisão 3 é formada por universidades que competem em pelo menos 10 esportes diferentes, mas que não destinam bolsas esportivas, apenas acadêmicas.

A NCAA possui 1025 universidades associadas, distribuídas nas três divisões da seguinte forma: 326 na divisão 1, 279 na divisão 2 e 420 na divisão 3.

Para ser admitido em uma universidade filiada a NCAA o estudante-atleta dever atingir uma pontuação de no mínimo 900 em 1600 na prova do SAT, que é uma prova que envolve matemática e inglês. E na prova para o inglês, TOEFL, necessita de uma média aproximadamente de 80 pontos em um total de 120.

A NAIA é uma organização criada por instituições que discordavam das regras adotadas pela NCAA, como as restrições pelo número de esportes e bolsas. A NAIA não possui divisões e conta inclusive com algumas universidades do Canadá.

307 universidades são associadas a NAIA e possui como pré-requisito de 940 pontos em um total de 1600 na prova do SAT e média aproximadamente de 80 pontos em 120 na prova do TOEFL

IMPORTANTE!!

Já é possível encontrar opções para ingressar nessas ligas para atletas que tiraram acima de 61 pontos no TOEFL. Mas deixando claro que um bom desempenho nas provas melhora as oportunidades de bolsas.

A NJCAA é a liga destinadas as Junior Colleges. Junior Colleges são faculdades de diploma técnico de apenas dois anos, nos EUA os cursos possuem um ciclo básico comum, esses duram dois anos. Justamente os dois anos oferecido pelas Junior Colleges, os alunos usam essas universidades como pontes para se transferirem posteriormente a outra universidade e concluir os dois anos restantes.

Esse caminho acaba sendo uma importante porta de entrada para estrangeiros, por possuírem critérios de inclusão por vezes mais acessíveis e servir de um período de adaptação. Vários atletas da nossa empresa seguiram esse caminho e hoje estão em universidades maiores.

Essa liga possui 510 filiados, os pré-requisitos são menos exigentes que as outras duas ligas, como já mencionado anteriormente. Não é cobrado a prova do SAT e normalmente é exigida uma pontuação entre 45-61 em um total de 120 na prova do TOEFL.

Então se você gostou da maneira como a formação esportiva é aliada a educação nos EUA, gostaria de uma bolsa de estudos e se tornar um estudante-atleta, esse artigo trouxe boas notícias para você. Existem diferentes ligas universitárias com diferentes critérios de inclusão. Além disso existem quase duas mil universidades aliadas as ligas.

O que está esperando para ter também a chance de ganhar uma bolsa de estudos nos Estados Unidos e se tornar um estudante atleta?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here